Grupo de Estudo da Teoria da Utilização Progressiva

PROUT é um conceito económico e social que reconhece as dimensões física, mental e espiritual da natureza humana e, como tal, fornece um guia para o desenvolvimento holístico de uma sociedade verdadeiramente progressiva.

6.3.06

Democracia Económica

A Natureza foi suficientemente generosa em fornecer abundantes recursos naturais em cada região deste planeta, mas ela não forneceu o guião de como distribuir esses recursos entre os membros da sociedade. Este dever foi deixado à inteligência dos seres humanos.
Aqueles que são guiados pela desonestidade e egoísmo esbanjam estes recursos, utilizando-os para o seu interesse individual ou do seu grupo. em vez de servir o bem estar de toda a sociedade.
Os recursos materiais são limitados, mas os nossos desejos são ilimitados, assim para que todos os membros da sociedade possam viver em paz e prosperidade, os seres humanos têm de adpotar um sistema que assegure a máxima utilização e distribuição racional de todos os recursos. Para isto, os seres humanos terão de entrar no terreno da moralidade e depois criar um ambiente adequado para o seu flrorescimento.
A descentralização económica significa produção para o consumo, não produção para o lucro. A descentralização económica não é possível no capitalismo porque neste sistema a produção tenta apenas maximizar o lucro.
Invariavelmente os capitalistas produzem a baixos custos e vendem ao preço mais elevado para obter os mais elevados lucros. Eles preferem uma produção centralizada (capital nas mãos de poucos indivíduos), que gera disparidades económicas regionais e desequilíbrios na distribuição da população. Ao contrário, na economia descentralizada de um sistema Proutista, a produção é para consumo, e as necessidades mínimas da vida (alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e educação) serão garantidas a todos. Desta forma todas as regiões poderão desenvolver o seu potencial económico, evitando-se os fluxos migratórios das populações e a sua concentração excessiva nas grandes áreas urbanas.
Em todos os países democráticos do mundo, o poder económico está concentrado nas mãos de poucos indivíduos ou grupos. Nas democracias liberais, o poder económico é controlado pelos capitalistas, enquanto que nos países socialistas, o poder económico está concentrado nas mãos de um pequeno número de líderes do partido. Em ambos os casos, um punhado de pessoas - podemos conta-las pelos dedos - manipula o bem estar económico de toda a sociedade. Quando o poder económico estiver nas mãos das pessoas comuns, então a supremacia deste grupo de líderes terá terminado e estes partidos políticos serão destruídos para sempre.
As pessoas terão que optar por uma simples democracia política ou uma democracia económica. Isto é, terão de escolher um sistema socio-económico baseado numa economia centralizada ou noutra descentralizada. Qual delas será seleccionada?
PR Sarkar (1987)