Grupo de Estudo da Teoria da Utilização Progressiva

PROUT é um conceito económico e social que reconhece as dimensões física, mental e espiritual da natureza humana e, como tal, fornece um guia para o desenvolvimento holístico de uma sociedade verdadeiramente progressiva.

8.2.07

As necessidades básicas e o direito à vida

“No mundo de hoje, uma pessoa que possui riqueza é respeitada e venerada, enquanto outra sem dinheiro não recebe nenhuma honraria… Desprovidos de tudo, certos indivíduos lutam o dia inteiro para ganhar uma quantia irrisória… Estações de comboio e feiras ficam repletas de pedintes e leprosos mal-vestidos que estendem desesperadamente as suas tigelas, mendigando… Os pobres vivem em favelas, com pouquíssima protecção contra os elementos da natureza… As ruas tornaram-se a casa para inúmeras pessoas” - P. R. Sarkar.

A Terra teria recursos suficientes para todos os seus habitantes, se eles fossem igualmente compartilhados. Tendo como base o princípio da Herança Cósmica, é inaceitável que alguém acumule riquezas ou recursos materiais em prejuízo dos outros. O objectivo de PROUT é utilizar e distribuir a nossa herança e reparti-la racionalmente para o bem de todos.

Incentivos materiais para aqueles que se dedicam com afinco ao trabalho, estão mais preparados para exercê-lo e contribuem mais para a sociedade estão previstos na economia proutista, mas tais incentivos devem ser distribuídos racionalmente. O objectivo é elevar gradualmente o padrão de vida de todos, tendo-se o cuidado de causar cada vez menos danos à natureza e aos outros seres.

O primeiro fundamento de PROUT é a garantia das necessidades básicas para todos: “As necessidades básicas estipuladas para uma determinada época devem ser garantidas a todos”. A garantia do direito á vida deveria receber prioridade máxima em todos os países. Frei Betto realçou essa necessidade: “O grau de justiça de uma sociedade pode ser avaliado pelo modo como os alimentos são distribuídos entre todos os cidadãos”.

PROUT reconhece cinco necessidades fundamentais para a vida: alimentação(inclusivé água potável), vestuário, habitação(inclusivé instalações sanitárias e energia), assistência médica e educação. Entre os requisitos complementares estão incluídos o transporte local e a água para a irrigação. De acordo com os princípios neo-humanistas, esses direitos inatos transcendem à nacionalidade, ou seja, todos os seres humanos, nacionais ou estrangeiros, devem ter essas necessidades asseguradas.

Providenciar estas necessidades básicas deve ser a função principal de qualquer economia. Os seres humanos necessitam disso para a realização das suas potencialidades individuais, o desenvolvimento cultural e a satisfação dos seus anseios interiores de auto-realização - aquilo que muitos, hoje, consideram como a meta mais nobre da vida.